Stout - Conheça mais sobre o estilo que é a sensação do mês de março

18/03/2022 16:10

stout-conheca-mais-sobre-o-estilo-que-e-a-sensacao-do-mes-de-marco

Aproveitando o clima irlandês instaurado pelo dia de São Patrício, vamos falar um pouquinho sobre a nossa Maniacs Irish Stout. Tendo como base o livro O Guia Oxford da Cerveja, editado por Garrett Oliver e com nosso CEO, Iron Mendes, como editor da versão brasileira, vamos primeiro falar sobre o estilo Stout. 

Segundo o guia, stouts compõem uma categoria do estilo de ales fermentadas a temperaturas mais elevadas e distintas por sua coloração escura, variando desde uma coloração marrom-opaca intensa até o preto, bem como um distintivo caráter torrado de chocolate amargo ou café. Ambas as características advêm do uso de grãos torrados empregados na elaboração dessas cervejas.

Enquanto as versões europeias, que se apoiam mais no amargor do malte torrado, tendem a ter uma lupulagem mais discreta, as americanas contam com sabor do lúpulo mais predominante. A nossa Maniacs Irish Stout é uma Oatmeal Stout, subcategoria na qual é adicionado aveia para obter uma sensação mais complexa, macia e uma boa formação de espuma.

Em nosso Bar em Curitiba, a Maniacs Stout também é utilizada como ingrediente em diversos pratos que já passaram pelo cardápio criado pela nossa equipe de cozinha. Atualmente ela é usada nas nossas Irish Balls, durante o cozimento da carne que recheia este tradicional bolinho de batata com queijo. E mais recentemente está sendo utilizada na produção de Brownie que fazemos para sobremesa do nosso almoço de sexta-feira. A opção pela stout como ingrediente se deve ao caráter maltado dela. 

Também em nosso bar de Curitiba, temos sempre a versão Nitro Stout. A adição de nitrogênio deixa a cerveja ainda mais cremosa e cria um belo efeito cascata quando servida.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+