Witbier

26/02/2021 17:28

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white beer é um estilo de cerveja de trigo de alta fermentação e não filtrada, também conhecida como wit bier (flamengo) e bière blanche (francês). O termo “white refere-se à turbidez esbranquiçada e não filtrada da cerveja quando servida no copo. Esse estilo originou-se durante a Idade Média na Bélgica e é caracteristicamente distinto de outras cervejas de trigo tradicionais, como as de origem alemã. Enquanto as white ou wheat beers alemãs são produzidas apenas com malte de trigo, malte de cevada e lúpulos, as white beers belgas normalmente contêm trigo não malteado como adjunto, especiarias e, às vezes, aveia. A porcentagem de grãos não malteados pode chegar a 50% do conjunto de grãos, embora uma concentração entre 30% e 40% seja mais comum.

 

É condimentada com uma pequena quantidade de lúpulos para manter um amargor mais ameno. Outros condimentos tradicionais são o coentro e casca de laranja da variedade Curaçao. Além disso, algumas variações também incluem outros condimentos peculiares, conferindo à cerveja um sabor ainda mais complexo. A levedura utilizada deve ser caracteristicamente do tipo Belgian ale, que produz notas frutadas singulares e um sabor a especiarias.

 

Uma white beer tradicional exibe uma coloração amarela bastante clara, uma turvação discreta e espuma rica e densa. Essa turvação é basicamente constituída de proteína com uma pequena quantidade de leveduras. O aroma é cítrico, condimentado e frutado, com corpo bastante suave. O sabor é ligeiramente azedo, mas equilibrado com sabores suaves de malte e trigo, bem como com algumas notas mais complexas cítricas e de especiarias, para um sabor refrescante. Os americanos gostam de adicionar rodelas de limão ou laranja às white beers, talvez com a intenção de acentuar o caráter cítrico proeminente da cerveja.

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Não basta só beber cerveja boa todo dia, nós da Maniacs sabemos que quem curte mesmo nossos produtos quer saber mais sobre esse líquido tão amado. Por isso trazemos pra vocês alguns trechos do Guia Oxford de Cerveja editado por Garrett Oliver, com a revisão na versão brasileira do nosso CEO e fundador, Iron Mendes, para matar também sua sede de informação e cultura cervejeira.

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