Cerveja

08/01/2021 16:01

cerveja-guia-da-cerveja-oxford-maniacs

Cerveja é uma bebida alcoólica derivada de uma fermentação direta de açúcares liberados pelo amido dos grãos. É a terceira bebida mais popular do mundo, depois da água e do chá. Embora os açúcares fermentáveis da cerveja possam ser derivados de muitas outras fontes, em geral é ponto pacífico que grãos devem ser a principal fonte de açúcar para que uma bebida seja chamada de “cerveja”. Os açúcares em questão usualmente são convertidos do amido por meio de reações enzimáticas que ocorrem em uma mistura de grãos e água semelhante a um mingau, a qual recebe o nome de “mostura”. Na produção tradicional da cerveja, ao menos uma parte dos grãos presentes na mostura deve ser malteada. Por meio da malteação, um processo de germinação e secagem, o grão desenvolve enzimas, ao mesmo tempo que o amido se torna acessível para a conversão. O líquido açucarado que se extrai da mosturação acabada recebe o nome de mosto, e é este mosto que será fermentado e se tornará cerveja.

Após a coleta do mosto, ele é, em geral, aquecido até levantar fervura, e então acrescenta-se o lúpulo. O lúpulo é o condimento mais comumente usada na produção moderna de cerveja. A fervura, por meio tanto da agitação como da temperatura, extrai do lúpulo os compostos de amargor e sabor desejados.

Ao final da fervura, o mosto é resfriado e a levedura é acrescentada (a menos que se pretenda submeter o mosto à fermentação espontânea). Em poucos dias, a maioria dos açúcares do mosto é consumida, álcool e compostos de sabor são produzidos, e o mosto é transformado em cerveja. Vários períodos e temperaturas de condicionamento e/ou transformações adicionais podem agora ser aplicados, mas o líquido já se tornou “cerveja”.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Não basta só beber cerveja boa todo dia, nós da Maniacs sabemos que quem curte mesmo nossos produtos quer saber mais sobre esse líquido tão amado. Por isso trazemos pra vocês alguns trechos do Guia Oxford de Cerveja editado por Garrett Olivercom a revisão na versão brasileira do nosso CEO e fundador, Iron Mendes, para matar também sua sede de informação e cultura cervejeira.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: